(11) 5667-3971
secretaria@etecia.com.br

Abertas Inscrições para Intercâmbio Cultural 2015

Abertas Inscrições para Intercâmbio Cultural 2015

O Centro Paula Souza inicia nesta data o processo de Seleção dos Alunos dos Cursos Técnico e Tecnológico para o Programa de Intercâmbio. Serão ofertadas 276 bolsas para um Curso de Imersão em Língua Inglesa, divididas entre Estados Unidos e Inglaterra; e 40 bolsas para um Curso de Imersão de Língua Espanhola, divididas entre Argentina e Chile, aos melhores ALUNOS CONCLUINTES DO PRIMEIRO e SEGUNDO SEMESTRES LETIVOS DE 2015. Entende-se por concluinte o aluno que cumpriu todos os componentes curriculares de seu curso, inclusive Trabalhos de Graduação e Estágios, quando este for o caso. Para participar do processo seletivo é necessário que o perfil do aluno seja condizente com o programa, conforme segue:

INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA – Inglês

Participantes – Língua Inglesa: CONCLUINTES do PRIMEIRO e do SEGUNDO SEMESTRES LETIVOS DE 2015 dos cursos TÉCNICOS, TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO, A DISTÂNCIA, E TECNOLÓGICOS do Centro Paula Souza.

Número total de vagas: 276

Distribuição das vagas: 1 vaga por unidade de ensino da rede (215 Etecs, 56 Fatecs, 5 Teletec).

* Todas as unidades com alunos formandos podem participar.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA – ESPANHOL

Participantes – Língua Espanhola – CONCLUINTES do PRIMEIRO e do SEGUNDO SEMESTRES LETIVOS DE 2015 dos cursos TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS do Centro Paula Souza.

Número total de vagas: 40 (20 para Etecs e 20 para Fatecs).

Distribuição das vagas: 1 vaga por unidade*

*somente para cursos e unidades (selecionadas) que possuem a disciplina “Espanhol” na matriz curricular, conforme Anexo I (Etec) e Anexo II (Fatec). Os alunos podem fazer a escolha de qual Intercâmbio participar, Espanhol ou Inglês, valendo SOMENTE a primeira inscrição.

 

Alunos inscritos em duplicidade terão a segunda inscrição excluída.

 

  • Condições para a Validação das Inscrições:
    1. Ser aluno concluinte em CURSO TÉCNICO, TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO ou TECNOLÓGICO no ANO de 2015;
    2. No caso de Etec, não ter menções finais I e/ou R, e ter 75% de frequência mínima no curso; não ter nenhum registro escrito de advertência ou pena disciplinar (atual ou outra) desde o 1º módulo;

 

Critérios de classificação:

  • Etec: O desempenho global será calculado por meio da análise da porcentagem de menções MB em relação ao número total de menções, de acordo com a análise das Atas de Conselho de Classe Intermediário e Final de todos os módulos – atual e anterior(es). Caberá ao Conselho de Escola validar a classificação e, em caso de empate, definir o primeiro classificado através da análise da assiduidade. Se ainda assim permanecer o empate, deverá ser considerada a participação do aluno na vida escolar (atividades extraclasses e de natureza social).
  • Teletec: Maior pontuação somada nas avaliações oficiais do 1º, 2º e 3º Módulos. Em caso de empate serão contabilizadas as menções das avaliações formativas.
  • Fatec: Melhor Índice de intercâmbio no ano, entre todos os cursos e períodos. Forma de cálculo: média do aluno dos semestres cursados dividida pela média da sala do aluno no mesmo curso e período (os alunos que entram no cômputo da média da sala devem ter PP superior a 83%, calculado conforme Artigo 88 do Regulamento de Graduação). A frequência do aluno será usada como critério de desempate.

Total de Alunos indicados para o Programa:

Inglês: 5 alunos por unidade (1 classificado – 4 em lista de espera).

Espanhol: 3 alunos por unidade (1 classificado – 2 em lista de espera).

 

Tipo de Curso: 4 semanas de curso intensivo de espanhol/inglês em escolas internacionais. Os alunos serão avaliados em teste de nivelamento pela escola que oferece o curso e matriculados de acordo com o nível de conhecimento.

Tipos de Acomodação: casa de família e/ou residência estudantil, conforme país de destino, em quarto individual ou duplo.

Alimentação: mínimo de meia pensão (café da manhã e jantar) todos os dias.

Ajuda de custo: cada participante receberá uma ajuda de custo de 400,00 (quatrocentos) – dólares americanos ou libras esterlinas, conforme país de destino. Essa quantia será depositada em cartão de viagem.

Transporte Aéreo: Passagem aérea em classe econômica, priorizando o menor número de conexões possíveis.

Traslados (transporte no trajeto aeroporto – casa de família/ residência estudantil – aeroporto): Esse transporte será oferecido com início no aeroporto de chegada aos países.

Transporte nos Países: Ônibus, metrô ou outros meios de transporte públicos no trajeto Casa de Família – Escola – Casa de Família.

Seguro: Seguros viagem e saúde para todos os intercambistas.

Desistências: Cancelamentos com antecedência de 30 (trinta) dias ou mais da data de embarque: poderá haver substituição do intercambista sem ônus ao Centro Paula Souza. Cancelamentos com antecedência igual ou inferior a 29 (vinte e nove) dias da data de embarque: cabe à agência avaliar se há possibilidade de substituição do aluno.

Custos: As despesas com os documentos pessoais, transporte para reuniões ou para entrevistas no consulado serão por conta do participante.

Datas de Embarque prováveis: os embarques serão efetuados em 2016, em meses de baixa temporada, conforme estabelecido pela Comissão Coordenadora do Programa de Intercâmbio.

Cronograma de atividades:

 

Ações Datas
Inscrições Até 01/09/2015 às 17 horas
Lançamento de notas no sistema pela Unidade de Ensino Até 25/02/2016
Divulgação da Lista dos 5 primeiros colocados por unidade Data a definir – a partir de março/2016
Prazo para recursos 7 dias a partir da publicação

 

Inscrições: para participar, o aluno deve acessar o site:

http://intercambio.fatgestao.org.br/

 

Processo de Validação: as unidades de ensino receberão instruções e um link do sistema para fazerem a inclusão de notas, bem como o processo de validação do status final dos alunos.