TCC – Estudo de Caso de Inclusão Digital …

Autores: CÁSSIO GERALDO DA SILVA, CIBELE FERREIRA, HERBERT OLIVEIRA CARVALHO, ITAMAR ROMERO, VINÍCIUS ALVES NASCIMENTO

E-mail:

Curso: Técnico em Informática

Área do Conhecimento: Programação em Visual Basic

Data de Defesa: 23 de junho de 2012

Imprenta: São Paulo, 2012

Orientador: João Carlos Lima e Silva

Banca examinadora:
João Carlos Lima e Silva
Luiz Roberto Camilo
Edigar Herculano Ribeiro Júnior

Título: “ESTUDO DE CASO DE INCLUSÃO DIGITAL E ACESSO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA AUXILIO COMO FERRAMENTA DE APOIO”

Palavras-chave: internet, inclusão digital, telecentros, tecnológicos.

Resumo:

Essa pesquisa objetivou avaliar o uso dos Telecentros como ferramenta tecnológica para o processo de inclusão digital das novas tecnologias. Observou-se que o acesso cotidiano às redes, os equipamentos e o domínio das habilidades relacionadas às tecnologias de informação e comunicação (TICs) é requisito indispensável à integração social. No dia de hoje a inclusão digital é de grande importância para sociedade, auxiliando em seu desenvolvimento cultural e pessoal, independente das origens, classes ou segmentos. Um “incluído” digitalmente é o indivíduo que tem acesso as novas tecnologias e sabe usufruí-las, permitindo uma melhoria nas suas condições de vida. Não basta apenas ter um computador, mas saber fazer uso de suas ferramentas.
Por meio de uma pesquisa de campo observou-se que, muitas pessoas, mesmo que sejam frequentadores dos telecentros possuem dificuldade em desempenhar algumas atividades relacionadas na manipulação do teclado e do mouse.
Através do resultado da pesquisa realizada foi elaborada, para auxiliar no desenvolvimento desse aprendizado, uma cartilha com conteúdo prático e simples e dois aplicativos de jogos para conhecimento tanto do teclado como do mouse. Com os avanços da tecnologia nos dias de hoje pode-se dizer que a internet trouxe impactos inimagináveis para a sociedade. Diante de uma sociedade conectada, com e-mails, celulares, chats, buscadores de informação, sites de notícia, comunidades online, sms, Messenger e outras ferramentas que até pouco tempo não faziam parte de nossa rotina diária de trabalho e lazer. Com isso aquele que não tem acesso às novas tecnologias pode ser considerado um excluído digital.
Ensinar a sociedade digital não é apenas mostrar como usar os recursos tecnológicos. É preparar cidadãos digitais para um novo mercado de trabalho que exige postura adequada, segurança da informação, respeito às leis, inclusive na Internet, acompanhando as transformações e sendo parte delas de modo responsável, ético e legal.

Arquivo completo do TCC: Inclusão Digital

AVISO – A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.

compartilhe nas redes sociais...

One Response so far.

  1. Antonia Simone Araújo Silva disse:

    Gostaria de ler o TCC somente para conhecimento da área e estudos na área da pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>