Alunos expõem projeto de Sociologia

por Bruna Soares de Souza

SE OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA (DURKHEIM, WEBER E MARX) PUDESSEM ANALISAR OS ACONTECIMENTOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, O QUE ELES DIRIAM?

É justamente este questionamento que os nossos(as) estudantes do 3º ano do ETIM buscaram responder, através de cartazes elaborados ao longo das aulas de Sociologia.

O principal objetivo da atividade é desenvolver e/ou estimular nos(nas) jovens o “Exercício de Imaginação Sociológica (MILLS, 1959), para que possam compreender, cada vez mais, o contexto socioeconômico cultural e político da sociedade brasileira e mundial. Para tanto, a proposta da atividade previa que as turmas acionassem as vertentes metodológicas clássicas das Ciências Sociais – o funcionalismo (Durkheim), a sociologia compreensiva (Weber) e o materialismo histórico-dialético (Marx) e as relacionassem com fatos atuais.

“A Sociologia, enquanto disciplina, oferece ferramentas importantes para entender o que fazemos e os problemas com os quais lidamos cotidianamente”. Por isso, entendemos que estimular a reflexão crítica, por parte de nossos alunos e nossas alunas, é fundamental para leva-los(las) a se debruçar, bem como compreender a vida social a qual encontram-se inseridos. 

Os trabalhos estão expostos no setor administrativo da escola e ficarão disponíveis para toda comunidade escolar por um curto período de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.