Alunos expõem projeto de Sociologia

por Bruna Soares de Souza

SE OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA (DURKHEIM, WEBER E MARX) PUDESSEM ANALISAR OS ACONTECIMENTOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, O QUE ELES DIRIAM?

É justamente este questionamento que os nossos(as) estudantes do 3º ano do ETIM buscaram responder, através de cartazes elaborados ao longo das aulas de Sociologia.

O principal objetivo da atividade é desenvolver e/ou estimular nos(nas) jovens o “Exercício de Imaginação Sociológica (MILLS, 1959), para que possam compreender, cada vez mais, o contexto socioeconômico cultural e político da sociedade brasileira e mundial. Para tanto, a proposta da atividade previa que as turmas acionassem as vertentes metodológicas clássicas das Ciências Sociais – o funcionalismo (Durkheim), a sociologia compreensiva (Weber) e o materialismo histórico-dialético (Marx) e as relacionassem com fatos atuais.

“A Sociologia, enquanto disciplina, oferece ferramentas importantes para entender o que fazemos e os problemas com os quais lidamos cotidianamente”. Por isso, entendemos que estimular a reflexão crítica, por parte de nossos alunos e nossas alunas, é fundamental para leva-los(las) a se debruçar, bem como compreender a vida social a qual encontram-se inseridos. 

Os trabalhos estão expostos no setor administrativo da escola e ficarão disponíveis para toda comunidade escolar por um curto período de tempo.

One Response so far.

  1. Katia Lira disse:

    Parabéns aos alunos e alunas do 3º ano ETIM, não pude apreciar de perto os trabalhos, mas pelas fotos vejo que foram muito bem elaborados!!! Acho fantástico esse senso crítico que nossos jovens estão desenvolvendo, isso me dá esperanças que o futuro será muito melhor! Parabenizo também o professor ou professora pela proposta, provocação e estímulo aos alunos e alunas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.