Alunos da ETECIA vencem Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Dois estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, venceram a etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize, em inglês) e vão representar o Brasil na final da competição, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, na capital sueca, em agosto.

Formados no fim do ano passado no curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio, Lívia Pinaso e Victor Cruz participaram do concurso com o trabalho Síntese de partículas de magnetita associadas a carvão ativo e poliuretano para a adsorção de corantes e íons de cádmio e cobalto – um composto sólido utilizado para descontaminação de águas atingidas por metais pesados e corantes. A professora Márcia Silva orientou o projeto.

A dupla concorreu com outros 26 trabalhos relacionados à água, com significância ambiental, científica, social ou tecnológica. Cinco finalistas foram selecionados para a cerimônia de premiação realizada nesta terça-feira (4), na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), no bairro de Pinheiros, na Capital.

“Foi nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Fomos motivados pela nossa orientadora e por outros professores a inscrever o projeto em outras feiras e competições”, afirma Victor. Além do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, eles ficaram com o terceiro lugar em Ciências Exatas na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em março, na Universidade de São Paulo (USP).

Os jovens viajam para Estocolmo com transporte, hospedagem e alimentação financiados pelo prêmio. A etapa brasileira foi realizada pela Câmara Brasileira de Comércio na Suécia em parceria com a Comissão de Negócios de Impacto e Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (Ibrei).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.