Abertas inscrições para intercâmbio cultural

Intercâmbio culturalO Centro Paula Souza abre o processo de Seleção dos Alunos dos Cursos Técnico e Tecnológico, são ofertadas 200 bolsas para o Programa de Intercâmbio com um Curso Imersão de Língua Inglesa dividida entre os Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia aos melhores ALUNOS CONCLUINTES da rede, no 2º semestre de 2012.  Para participar do processo seletivo é necessário que o perfil do aluno seja condizente com o programa, conforme segue:

INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA

–  Participantes: CONCLUINTES do segundo semestre letivo de 2012 dos cursos TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS do Centro Paula Souza

–  Número total de vagas: 255

–  Distribuição das vagas: 1 vaga por unidade de ensino do Centro Paula Souza

–  Condição para a Validação das Inscrições: ser aluno concluinte em CURSO TÉCNICO ou CURSO TECNOLÓGICO no 2º semestre de 2012; ter 75% de frequência mínima no curso; não ter nenhum registro escrito de advertência ou pena disciplinar; ser aluno de Etec (atual ou outra) desde o 1º módulo; não ter menções parciais e finais I e/ou R;

–  Critério para a classificação: melhor desempenho acadêmico.

Forma de cálculo:

  • Etec: O desempenho global será calculado por meio da análise da porcentagem de menções MB em relação ao número total de menções, a partir da análise da Ata de Conselho de Classe Intermediário e Final de todos os módulos – atual e anterior (es). Caberá ao Conselho de Escola validar a classificação e, em caso de empate, definir o primeiro classificado através da análise da assiduidade. Se ainda assim, permanecer o empate, deverá ser considerada a participação do aluno na vida escolar (atividades extraclasse e de natureza social).
  • Fatec: Melhor índice entre todos os cursos e períodos: Forma de cálculo: Média do aluno (1º ao 5º semestre) dividido pela média da sala do aluno (1º ao 5º semestre).

 

–  Total de Alunos indicados para o Programa: 5 alunos por unidade.

–  Tipo de Curso: 4 semanas de curso intensivo de inglês em escolas internacionais, redes de ensino de idiomas que avaliarão todos os alunos ao início do curso e fará a matrícula de acordo com o nível de conhecimento.

–  Tipo de Acomodação: em casa de família, em quarto individual, respeitando o mix de nacionalidade.

–  Alimentação: meia pensão (café da manhã e jantar) durante a semana e possibilidade de pensão completa aos finais de semana (isso depende da rotina da família).

–  Ajuda de custo: cada participante receberá uma ajuda de custo de 400,00 (quatrocentos) – dólares americanos, dólares neozelandeses ou libras esterlinas -, conforme o país de destino que será depositado em cartão de viagem.

–  Transporte Aéreo: Passagem aérea em classe econômica, priorizando o menor número de conexões possíveis.

–  Traslados (transporte no trajeto aeroporto – casa de família – aeroporto): Esse transporte será oferecido com início no aeroporto de chegada aos países.

–  Transporte nos Países: Ônibus, metrô e demais meios de transporte no trajeto Casa de Família – Escola – Casa de Família.

–  Seguro Saúde: Seguro saúde para todos os intercambistas. Os dados sobre a cobertura serão divulgados posteriormente.

–  Desistências: O aluno tem até 10 (dez) dias para desistir do Programa sem ônus. O suplente tem 5 (cinco) dias de prazo para desistir.

–  Custos: As despesas com os documentos pessoais, e viagens para o consulado e/ou entrevistas serão por conta do participante.

–  Datas de Embarque prováveis: as prováveis datas de embarque serão entre março a junho.

–  Cronograma de atividades:

 

Ações Datas
Inscrições 16/10/2012 a 16/11/2012
Lançamento de notas no sistema 19/11/2012 a 28/11/2012
Divulgação da Lista dos 5 primeiros colocados por unidade a partir de 12 de dezembro
Prazo para recursos 7 dias a partir da publicação

 

–  Inscrições: para participar, o aluno deve acessar o site:

http://intercambio.fatgestao.org.br/

–  Processo de Validação: as unidades de ensino receberão instruções e um link do sistema para fazer a inclusão de notas, bem como processo de validação do status final dos alunos.

Veja o depoimento do Carlos Eduardo, aluno de informática que participou do intercâmbio.

Carlos Eduardo na Golden Gate

Meu nome é Carlos Eduardo sou ex-aluno da ETEC Irmã Agostina formado no Curso Técnico em Informática em 2011, e fui um dos contemplados para participar do Programa Intercâmbio Cultural. Ganhei uma bolsa de estudos de 1 mês em uma renomada escola de idiomas para estrangeiros nos Estados Unidos. Morei no apartamento de um professor aposentado em Oakland e estudava em Berkeley cidade vizinha. Melhorei muito o meu inglês em um mês de aula.

Mas não foi o inglês a coisa mais importante nessa viagem, e sim o que eu aprendi comigo mesmo, e com os outros. Vivi e senti coisas inexpressáveis, não fiz uma amizade com todos os outros brasileiros que estiveram comigo, e sim uma família. Tudo diferente, gosto da comida, modos, trânsito, tudo! Tudo mesmo. Fiz amizades com coreanos, turcos, guatemalteco, japonês, indiano, saudita e de muitas outras nações.

Conheci lugares lindos como a Golden Gate Bridge e ParkFisherman’s Wharf of San Francisco , Lombard StreetOakland ZooUniversity of CaliforniaIndian RockPier 39China Town entre outros. E o mais importante eu aproveitei demais tudo isso!

Fiquem tranquilos realmente todo o custo referente à passagem, estudos, e translado são pagos pelo Centro Paula Souza.

Tenho muito a agradecer todo o apoio e ajuda que a ETEC Irmã Agostina me deu, e aos meus antigos colegas de sala.

Want live what I lived?

Sign-up and good luck 😉

Veja o depoimento da aluno Beatriz do curso de química:

Meu nome é Beatriz Valfogo Machado e fui contemplada com o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Passei o mês de outubro em San Francisco, estudando inglês na Kaplan. Foi uma experiência maravilhosa, a cidade é linda, conhecemos vários pontos turísticos famosos, como a Golden Gate Bridge, Alamo Square, Lombard Street, Alcatraz, entre outros, praticamos inglês em uma instituição incrível, em que todos os funcionários estão sempre alegres e prontos para te ajudar, fizemos novas amizades e conhecemos novas culturas. Essa experiência foi muito além das minhas expectativas, consegui vencer alguns medos e aprender a me virar sozinha, nós aprendemos a valorizar muito mais nossa família, amigos e até pequenas coisas como a nossa comida! Nem tudo é perfeito, às vezes você encontrará uma host mother que não seja tão amigável ou talvez não tenha tanta facilidade em se comunicar, mas são esses desafios que nos fazem crescer e voltarmos com uma carga de conhecimento enorme.Valeu a pena ter me dedicado durante o curso e ganho essa oportunidades, indico a todos que estão cursando ETEC e FATEC, façam o que gostam, se dediquem e ganhem o intercâmbio, pois é algo único, você verá. Agradeço pela oportunidade, foi experiência inesquecível.

Em caso de dúvida, procure a coordenação ou fale com os responsáveis pelo projeto no link abaixo.

Fale Conosco – Centro Paula Souza  http://bit.ly/fale-intercambio2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.